Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
   As primeiras origen  
   Dositeo e Dositeanos  
   Simão, o mago.  
   Alexandre  
   O grande rio do Espírito  
   O Mistério do Cristianismo  
   Quem é Cristo ?  
   Os Evangelhos  
   O Cristianismo Cátaro  
   As particularidades do Catarismo  
   Um cristianismo transcendente  
   O maneísmo  
   A inspiração vinda da Escola de Alexandria  
   Duas correntes espirituais se encontram..  
   O Paracleto é o Consolador  
   Uma Igreja  
   Uma religião do Espírito  
   A grande revolução gnóstica  
 O Catarismo e suas origens  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
Uma religião do Espírito


Os primeiros “Amigos de Deus” formaram uma fraternidade igualitária, professando o sacerdócio universal. Mais tarde, as perseguições levaram os cátaros a se organizar; três degraus se formaram na igualdade primitiva: o noviciado, a perfeição e o sacerdócio. O diaconato fora elevado a episcopado e do episcopado desabrocharia o patriarcado. A religião do Espírito consolador e purificador, tão antiga quanto a dor e o mal, que queria curar as feridas, remonta aos primeiros dias do mundo.

Antes de Cristo, ela projetou seus raios sobre os brâmanes da Índia, os magos da Pérsia, os essênios do judaísmo, os gregos, sobre Pitágoras e Platão.

Depois de Cristo, entre todos os gnósticos, está mais voltada ao pensamento de Platão e à moral de Pitágoras, conservando entretanto, sua pura radiação primordial no Oriente: um raio celeste e uma lâmpada grega.

Hierarquia

Aí termina sua hierarquia que, daí por diante, conserva o monopólio do patriarcado. Essa aristocracia patriarcal jamais tomou o aspecto de uma monarquia teocrática. Ela não serviu, em momento algum, aos sonhos de Manes, que envolvia o mundo todo em seu projeto de teocracia universal.

O catarismo pireneu foi, em sua essência, espiritualista demais para personificar o Paracleto em um homem: seu papa era o Espírito; seu Vaticano, o céu!“

Nenhuma palavra velada na Bíblia, nenhuma escritura acorrentada no Templo. Nenhum Deus cativo no tabernáculo. Nenhum sacerdote carcereiro de Deus. Nenhum papa zelador do céu e do inferno. Nenhuma servidão ou morte do Espírito!”




Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema