Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
   As primeiras origen  
   Dositeo e Dositeanos  
   Simão, o mago.  
   Alexandre  
   O grande rio do Espírito  
   O Mistério do Cristianismo  
   Quem é Cristo ?  
   Os Evangelhos  
   O Cristianismo Cátaro  
   As particularidades do Catarismo  
   Um cristianismo transcendente  
   O maneísmo  
   A inspiração vinda da Escola de Alexandria  
   Duas correntes espirituais se encontram..  
   O Paracleto é o Consolador  
   Uma Igreja  
   Uma religião do Espírito  
   A grande revolução gnóstica  
 O Catarismo e suas origens  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
Duas correntes espirituais se encontram..


Conforme A. Gadal, a Occitânia (região onde hoje é o sul da França) foi a terra do reencontro predestinada da corrente cristã de origem bogomila, introduzida no ocidente pelos mercadores “boulgres” ou búlgaros (dentre os quais Paulo, o Armênio) no século X, com a corrente pirenaica vinda da Espanha.

A corrente espanhola surgiu na costa oriental do Mediterrâneo durante o século I. Ela se fortificou em Alexandria em contato com o neoplatonismo de Plotino e Orígenes.

Então, essa corrente espiritual de “Mani” ganha a África do norte com Marcos de Menfis e Fausto de Milevo (ao qual se opõe Agostinho, que renegou o maneísmo, do qual não pôde penetrar os aspectos interiores).


Por volta do ano 300, Marcos a introduz na Espanha.Prisciliano, bispo de Ávila, foi seu mais ardente propagador até a Europa setentrional.
É o misterioso Vigilance de Caliguris quem o transmite à Occitânia por volta de 400 d.C.Os missionários “boulgres” (bogomilos), vindos da Bulgária, devem ter encontrado o maneísmo – que também poderíamos chamar de “cristianismo joanino” – fortemente implantado na Occitânia já havia seis séculos. Além disso, esses contatos com o bogomilismo foram um elemento catalisador importante para os cátaros. Nicetas de Constantinopla foi para a Occitânia e contribuiu para estruturar o sacerdócio cátaro.

O maneísmo, em sua própria essência, é anterior ao espírito dogmático do Concílio de Nicéia.“Pode-se considerar o maneísmo aquitano – ou occitano – (denominado mais tarde albigense), como uma evolução nova do cristianismo e como seu desabrochar definitivo, sua sutilização suprema e celestial.”


Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema