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Duas correntes espirituais se encontram.. |
Conforme A. Gadal, a Occitânia (região onde hoje é o sul da França) foi a terra do reencontro predestinada da corrente cristã de origem bogomila, introduzida no ocidente pelos mercadores “boulgres” ou búlgaros (dentre os quais Paulo, o Armênio) no século X, com a corrente pirenaica vinda da Espanha.
A corrente espanhola surgiu na costa oriental do Mediterrâneo durante o século I. Ela se fortificou em Alexandria em contato com o neoplatonismo de Plotino e Orígenes.
Então, essa corrente espiritual de “Mani” ganha a África do norte com Marcos de Menfis e Fausto de Milevo (ao qual se opõe Agostinho, que renegou o maneísmo, do qual não pôde penetrar os aspectos interiores). |
Por volta do ano 300, Marcos a introduz na Espanha.Prisciliano, bispo de Ávila, foi seu mais ardente propagador até a Europa setentrional.
É o misterioso Vigilance de Caliguris quem o transmite à Occitânia por volta de 400 d.C.Os missionários “boulgres” (bogomilos), vindos da Bulgária, devem ter encontrado o maneísmo – que também poderíamos chamar de “cristianismo joanino” – fortemente implantado na Occitânia já havia seis séculos. Além disso, esses contatos com o bogomilismo foram um elemento catalisador importante para os cátaros. Nicetas de Constantinopla foi para a Occitânia e contribuiu para estruturar o sacerdócio cátaro.
O maneísmo, em sua própria essência, é anterior ao espírito dogmático do Concílio de Nicéia.“Pode-se considerar o maneísmo aquitano – ou occitano – (denominado mais tarde albigense), como uma evolução nova do cristianismo e como seu desabrochar definitivo, sua sutilização suprema e celestial.” |
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