Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
   As primeiras origen  
   Dositeo e Dositeanos  
   Simão, o mago.  
   Alexandre  
   O grande rio do Espírito  
   O Mistério do Cristianismo  
   Quem é Cristo ?  
   Os Evangelhos  
   O Cristianismo Cátaro  
   As particularidades do Catarismo  
   Um cristianismo transcendente  
   O maneísmo  
   A inspiração vinda da Escola de Alexandria  
   Duas correntes espirituais se encontram..  
   O Paracleto é o Consolador  
   Uma Igreja  
   Uma religião do Espírito  
   A grande revolução gnóstica  
 O Catarismo e suas origens  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
Alexandre


A Escola de Alexandria deve ser considerada como um período de fusão das principais filosofias da Antigüidade. Um gigantesco cadinho em que as religiões e filosofias do mundo vieram se mesclar: judaísmo, platonismo, cristianismo, gnosis cristã e egípcia. O helenismo aí revela a antiga sabedoria dos Mistérios, retirada da fonte original comum: o Egito. Ali se pode ver o magnífico paralelismo entre Fílon e Platão.

Ammonius Saccas, fundador da doutrina neo-platônica, aí se tornou uma luz: pagãos e cristãos – que admirável – usavam seu nome. Clemente de Alexandria, Orígenes e cristãos encontravam-se com pagãos como Plotino e Porfírio.Os gnósticos se ocupavam ativamente em desembaraçar a filosofia, a ciência sagrada. Eles abordavam de maneira audaciosa os maiores problemas (a existência do mal, o tempo e a eternidade, a corrupção universal e o caminho da perfeição, o homem e Deus) e pretendiam resolvê-los graças à Gnosis, a revelação interior de Deus.


Isso explica por que a maioria dos padres gregos, nutridos pela Gnosis alexandrina, guardaram essa impressão de alta espiritualidade: Clemente de Alexandria, João Crisóstomo, Orígenes.Um século depois de Agostinho – que fora cátaro (ou maniqueu) antes de ser cristão católico –, Atanásio, bispo de Alexandria, professava uma doutrina da alma digna de um verdadeiro gnóstico.
Tertuliano teria sido um dos primeiros fiéis da Igreja dos “puros” (catharoï); como Montanius, fundador da primeira Igreja cátara em 140; como Novat, bispo cátaro em Cartago; como Novatiano, que se tornou papa, e permaneceu papa (em 250) durante vinte anos!


Foi nesse verdadeiro cadinho espiritual alexandrino que se confrontaram a sabedoria de Hermes, o essenismo e o neoplatonismo com o cristianismo, em cujo espírito o catarismo se desenvolveu.


Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema