Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
 O Catarismo e suas origens  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
   Introdução  
   A Aliança de ligação  
   O fio de ouro.  
   O eterno amor não pode morrer!  
   A tríplice Aliança da Luz  
   Uma síntese mágica  
   A busca renovada .  
   Encontro  
   A Rosacruz Áurea?  
   Tesouro Lendário  
   Tesouro material e imaterial  
   Um novo reino  
   O Catarismo, uma alta espiritualidade .  
   A luz brilha novamente.  
   Os irmãos maiores da humanidade  
   O monumento Galaad.  
   Conquistar a Luz!  
   Os Mistérios são revelados!  
   Mistérios antigos e Mistérios cristãos.  
   Ressureição  
   Gnósis e Iniciação  
   Cristão Rosacruz  
   Redenção final  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
Gnósis e Iniciação


Malgrado tudo isso, nos dois primeiros séculos um certo número de comunidades cristãs conservou o antigo princípio da iniciação hierárquica e gradativa. É o que se chamava “a Gnosis”. A união com o Cristo era para eles um fenômeno místico, superior a todos os outros, uma realidade simultaneamente individual e coletiva. Mas tão logo foi imposto o “dogma de que a fé na igreja estabelecida substituía todo o resto”, o princípio da iniciação foi suprimido e a fé cega substituiu o “verdadeiro conhecimento”.


Alguns grandes doutores da Igreja construíram uma notável metafísica, mesclando os sistemas de Aristóteles e de Platão com o Cristianismo.
Faltava a eles aquilo que o espírito moderno exige, o conhecimento da natureza e a idéia da evolução psíquica. Mas os sábios iniciados velavam e conservavam piamente o essencial dos mistérios: A Gnosis velava, dia após dia, por um crescimento sempre maior do círculo dos grandes pensadores e dos sábios. A Idade Média viveu uma hora de esplendor e de fraternidade.
A Fraternidade Universal estendia longe o seu templo do Espírito: os cátaros na Occitânia, os maniqueus na Ásia e na Bulgária, os rosacruzes no norte da Europa, os templários da Ásia Menor na Europa, propagaram um cristianismo purificado, um verdadeiro cristianismo apostólico. Mas a realeza francesa e o papa se aliaram para destruir o templo do Espírito: as cruzadas “dos albigenses”, a perseguição obstinada contra os cátaros por mais de cento e vinte anos, a destruição total dos templários, a aniquilação dos seus arquivos e dos instrumentos dos seus rituais, foram “vésperas sicilianas da monarquia absoluta contra o esoterismo cristão”.


Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema