Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
 O Catarismo e suas origens  
 O Mistério das Grutas  
   Antigos Santuários  
   A Bíblia da humanidade  
   Refúgios, grutas e cavernas  
   As grutas duplas  
   Gruta-igreja  
   Grutas - local de iniciação  
   Catedral dos Cátaros  
   Uma epopéia subterrânea  
   Um final em paz  
   Movimentada descoberta  
   Em busca do Espírito.  
   A Gruta de Belém  
   Morte e Resurreição  
   Novo Homem  
   Tornar-se Perfeito  
   A Nova Veste  
   O Caminho das Estrelas  
   As grutas falam...  
   A Spoulga de Bouan  
   A Luz brilha nas trevas  
   Formação...  
   O dualismo dos Cátaros  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
Novo Montsegur – Uma epopéia subterrânea


Em seu livro “A herança cátara”, Antonin Gadal nos faz um relato muito detalhado da agonia dos últimos cátaros e dos cavaleiros das florestas, os “faydits”, que, perseguidos e rastreados pelo governador do condado e pelas tropas inquisitoriais, morreriam lentamente, emparedados dentro da gruta de Lombrives.

Em 1328 – diz Gadal – após a morte de Amiel Aicard e de Loup de Foix (outro perfeito cátaro, aparentado da Casa de Foix), que tinha feito de Lombrives seu oratório e seu santuário, onde ele se retirava para meditar ou orar, esta gruta célebre, local de tanta predicação noturna, tornou-se, sob a tormenta sempre crescente das perseguições da Inquisição, um refúgio permanente dos “faydits” das florestas. Quinhentos ou seiscentos montanheses, fugitivos, homens, mulheres e crianças ali se estabeleceram, naquela escuridão, e formaram ao redor do pastor cátaro um misto de colônia mística e campo selvagem. “Um novo Montségur havia sido organizado, não mais cavalheiresco e perdido nas nuvens como o anterior, mas, ao contrário, rústico e perdido numa caverna da montanha, um abismo perfurado por uma torrente diluviana.

”As tropas do governador decidiram destruir aquele esconderijo de “crentes”. Eles haviam antes capturado e demolido as “três Igrejas” de Ussat, Ornolac e Bouan. Eles penetraram na gruta pela estreita garganta, mas não sabiam que a gruta era dupla e que seu corredor oriental era apenas o vestíbulo de uma galeria superior, quatro vezes mais profunda, que forma a caverna mãe. Ela só pode ser alcançada por uma escarpa de 80 metros de altura. Afora uma ou outra escada formada por saliências, os cátaros foram por um momento inexpugnáveis nas trevas. Pensando havê-los obrigado a voltar para a Catedral para massacrá-los, as tropas católicas foram obrigadas a bater em retirada.Eles, então, muraram a garganta estreita e lacraram as saídas exteriores. A caverna estava “selada e cimentada”, amaldiçoada e protegida pelo medo supersticioso que a envolveu em uma mistura indefinível de mistério, de crime imperdoável de anátema real sacerdotal.




Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema