Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
   Introdução  
   Quem é Deus ?  
   Dois Deuses ou dois princípios ?  
   E o nascimento em Belém?  
   E a Estrela de Belém ?  
   Quem é Lúcibel ?  
   Todos os espíritos serão salvos ?  
   E Satan ?  
   Quem é nosso patriarca ?  
   E todos que nos precederam...  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
 O Catarismo e suas origens  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
Dois Deuses ou dois princípios ?


Uma vez que Deus é Espírito infinito, ele é, portanto, absolutamente único!Como podem nos acusar de acreditar que Deus tem dois filhos e que nós adoramos a dois Deuses?É uma calúnia odiosa! Deus tem um Filho, consubstanciado, coeternal e necessariamente único, e entretanto subordinado, porque é o Filho.Nós reconhecemos dois princípios em Deus. Mas esses princípios são secundários: longe de serem dois Deuses, eles são apenas dois “modos”, dois “agentes” da criação. Além disso, o segundo é o aspecto negativo, um fantasma, a sombra do “não-ser”, a obscura radiação do nada.


Fale-nos do Filho, o Deus visível!


O apóstolo João disse a seu respeito: “Ele é o verbo, ele está em Deus, ele é Deus”.

Ele é Deus criador. “Tudo foi feito por Ele”.Ele é Deus Redentor, pois o Verbo se tornou carne e habitou entre os homens.Redentor é o mesmo que criador, pois para refazer um mundo, ele precisa primeiro tê-lo feito.Cristo é nascido da Virgem Maria?

Lucas e Mateus o dizem. Marcos guarda silêncio. João o faz nascer no seio do Pai.Mateus liga sua genealogia com Abraão. Lucas liga sua genealogia humana com Adão. João, sua genealogia celeste com Deus.Somente João viu a sua origem eternal. Como na sabedoria helênica, ele foi gerado do pensamento divino como a aurora.No Oriente, o Espírito é o princípio feminino.“Ele não é nascido de uma mulher. Ele veio pela porta de Ouro do Céu”. Antes do Concílio de Nicéia, a mãe de Cristo não era humana, mas celeste!
Ela não era chamada de Maria, mas “Mani”, “Mens”, “Manas”, o que significa “Pensamento”, Espírito.Cristo é um raio do pensamento divino que o Verbo manifestou entre os homens. Ele desceu com a beleza de um imortal, o brilho do Oriente das Alturas.


Texto anterior sobre este tema   Próximo texto sobre o mesmo tema