Antonin Gadal
A Obra de um Homem inspirado pelo Espírito
Fr  Eng  Ital  Port  Es
 
  Introdução  
  Preâmbulo  
 Quem é Antonin Gadal ?  
 A Fonte  
 A Doutrina  
 O Catarismo da região dos Pirineus  
 O Catarismo e suas origens  
   O Catarismo da região dos Pirineus  
   Marcos de Mênfis  
   Os discípulos espanhóis  
   Maneismo  
   Um mesmo ramo  
   O Império de Amor na tormenta  
   Nas cinzas dos mártires  
   Nobreza e heresia  
   O martirólogo cátaro  
 O Mistério das Grutas  
 O Graal nos Pirineus  
  Graal, Cátaros e Rosacruz  
 Links Interessantes  
 Contato  
 
O Catarismo da região dos Pirineus


A Aquitânia é o território francês compreendido entre a região de Loire, os Alpes, o Mediterrâneo, os montes Pireneus e o oceano. As antigas origens do povo da Aquitânia são: ascos, gascos, euscarianos, euskos, volskes, vaceanos, que partiram do Himalaia dois mil anos antes de Cristo. Cáucaso, Ide, Taurus, Líbano, Atlas são marcos milenares em granito de sua migração para o Ocidente (a Bíblia nos fala a respeito do patriarca Asquenaz, filho de Gomer, neto de Jafé, em Gênesis 10:3).


A Ilíada nos fala a respeito de outro Asquenaz: o herói Ascânio (II, verso 862). A Ascânia era aliada de Tróia. Ibéria, Ascânia eram terras suas, Ascalon era sua cidade, Askera sua divindade. Do Atlas, eles invadiram a Espanha, a Ibéria ocidental. Dos Pireneus, espalharam-se pela Aquitânia, Gália, Itália, ilhas do Mediterrâneo e do oceano Atlântico. A Irlanda é uma Ibéria, a Escócia, uma Ascânia do norte, chamada Albion, a marítima; na Itália, Ascânio funda Alba, mãe de Roma; mas já os gascos, filhos dos vulcanos, habitam as cavernas do Aventino, e combatem Hércules, ladrão de gado dos ibéricos (Eneida: VIII).

Os ascos eram adoradores do fogo do sol. O rito solar os levou ao culto do Verbo e do Espírito. Seu cristianismo não tem um sacerdote oficial. O pai é o sacerdote, o patriarca é o pontífice: não há teocracia.




Texto adaptado de “Races et peuples antiques” (Raças e povos antigos), de A.Gadal.




   Próximo texto sobre o mesmo tema